Cabeçario animais

Cabeçario animais

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CONHEÇA O COMPORTAMENTO DO SEU GATO

O comportamento dos gatos variam muito e estão associados ao temperamento de cada um. Existem, no entanto, determinados comportamentos/atitudes  que são comuns e que tem explicações, mais ou menos fundamentadas.

O que representa o ronronar do gato?
O ronronar de um gato é a sua manifestação máxima de satisfação. A forma de ronronar varia de gato para gato, existem animais que fazem barulho e outros que só conseguimos sentir pela respiração, mas estas diferenças são apenas físicas e não correspondem a níveis diferenciados de satisfação. Quando o seu gatinho ronronar, delicie-se e continue a fazer-lhe festinhas, ele agradece e sabemos que você também. Há excepções e pode também acontecer que o gato ronrone em momentos de dor.

O meu gato vem para o meu colo e começa a amassar-me com as patinhas. Devo permitir?
Os gatinhos têm muitas formas de manifestar bem-estar e satisfação, quando se põe com as patinhas a amassar a nosso corpo é uma delas. Nessas alturas, você mais uma vez está recebendo uma mensagem de que o seu amigo gosta muito de você e que inclusive associa o dono aos sentimento que partilhou com a mãe. Esse comportamento com as patas acontece sempre que um gatinho está a mamar e, em alguns casos, mantém-se para o final da vida sendo o dono o eleito para a prática. É de notar que nem todos os gatinhos tem a necessidade de amassar os donos, não significam isso que gostam menos de você, significa apenas que não tem necessidade de se manifestar dessa forma.

Quando o gato faz um barulho estranho que parecem umas castanholas, o que devo fazer? Os gatos, por vezes, tem comportamentos que nos deixam espantados e que podem deixar um dono desprevenido, em grande aflição, por não saber o que pode acontecer. Assim, quando ele se põe a olhar fixamente para um pássaro que está na janela e se produz uns barulhos estranhos, quase de aflição, um barulho feito com dentes e que parecem o bater de castanholas, não se assuste que nada de grave acontecerá. Não fique assustado, pois é uma atitude normal e deve estar relacionado com o instinto de caça sempre presente nos nossos amigos felinos, mesmo que nunca tenham caçado nada na vida. Verá que quando o pássaro voar, deixará de existir a manifestação e tudo volta ao normal.




O meu gato passa a maior parte do tempo dormindo. É normal este comportamento? Um gato quando tem a segurança suficiente para dormir, pode aproveitá-la ao máximo. De fato, são animais que se deliciam com uma boa soneca, e passam a maior parte do dia dormindo (o sono pode ocupar dois terços do dia, pelo menos umas 10 a 12 horas e não raro, as 16/17 horas). Portanto, não estranhe se o seu animal passar muitas horas dormindo: é perfeitamente normal e saudável.



O meu gato por vezes fica com o pêlo todo eriçado. O que isso significa?
Os gatos quando estão realmente assustados, conseguem eriçar todos os pêlos para parecerem muitos mais ameaçadores aos inimigos, pois ficam com um tamanho muito superior, pelo menos, visualmente. Se se mantiver a tensão, por exemplo, provocada pela proximidade de outro gato, é muito provável que exista luta ou pelo menos umas bufadelas.

O meu gato faz xixi pela casa, este comportamento é normal? Os gatos são animais que marcam o território, sendo a urina a forma mais forte de fazê-lo, apesar de existirem outros métodos menos perceptíveis pelo dono, tais como a libertação de odor ao fazerem turrinhas ou mesmo quando se esfregam no dono ou em objectos da casa.
A marcação do território existe quando a fêmea está no cio, quando os gatos não estão castrados ou então mesmo castrados estão expostos a uma fêmea no cio, e quando existem muitos gatos num mesmo local. Portanto, a marcação do território através da urina, manifesta-se nas fêmeas e machos, apesar de ser mais comum nos machos, mas desaparece, para ambos, após a castração.



Os gatos podem ser agressivos sem qualquer razão aparente? Os gatos não são animais agressivos e só atacam quando estão realmente em apuros e não podem fugir para nenhum lugar seguro. A atitude normal de um gato que se sente ameaçado é esconder-se do perigo e não responder com uma ameaça. Significa, portanto, que para que o seu gato seja agressivo, a situação precisa ser muito perigosa para os outros gatos, os deixando encurralados por cães ou humanos, por exemplo. Em situações normais, as agressões que observamos, por exemplo, com os outros gatos de casa, são pequenas e não trazem consequências maiores.
Existe alguma maneira de educar um gato? Os gatos são persistentes ao ponto de muitas vezes no parecer que são muito teimosos, provocando a idéia de que nunca será possível convencê-los a mudar de atitude, por exemplo, convencê-los de que não podem subir em cima da mesa durante as refeições. Mas, apesar de não ser fácil e apesar de não ser garantido o sucesso, podemos educar o nosso gato. Para tal, deve-se repreendê-lo utilizando o som como, por exemplo, o grito, fazer barulho com as mãos ou os pés. Este método só tem efeito se for aplicado sempre com firmeza e de forma persistente, caso a sua reação varie de dia para dia. Algumas pessoas os repreendem, outros até acham uma graça vê-lo em cima da mesa, logo, nunca conseguirá educá-lo. É de sublinhar que nunca deve perder a paciência e optar por lhe bater, pois este comportamento agressivo, não tem qualquer efeito na educação do gato. É uma atitude que ele não percebe e, portanto, não irá produzir qualquer efeito na sua educação, irá apenas magoá-lo.

Fonte: http://www.uniaozoofila.org/index.php?option=com_content&view=article&id=64&Itemid=43