Cabeçario animais

Cabeçario animais

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DESCADEIRAMENTO EM CÃES: DISPLASIA COXOFEMORAL

O que é displasia coxofemoral em cachorros? Quais são as causas da displasia coxofemoral em cachorros? Existem sintomas associados ao descadeiramento do cão? Como diagnosticar e tratar a displasia coxofemoral em cachorros? Leia tudo sobre o descadeiramento em cães no Linkanimal!

O que é displasia coxofemoral em cachorros?

A displasia coxofemoral popularmente chamada de descadeiramento é uma má formação das articulações que unem as pernas traseiras do cachorro com sua cintura pélvica podem gerar dor e dificuldade de se locomover. A displasia coxofemoral pode ser leve gerando incômodo fraco, ou pode ser severa gerando dores e artrite no cachorro. A displasia é mais comum nas raças de cachorros grandes ou gigantes como os Fila Brasileiro, Rottweilers, Labradores, etc. É uma das doenças ortopédicas mais comuns em cachorros.

Causas da displasia coxofemoral em cachorros

A doença aparece mais nas raças grandes ou gigantes, sendo que algumas raças em particular estão mais sujeitas a ter a doença por questões genéticas: Pastor Alemão, Labrador, Golden Retriever, Rotweiller e São Bernardo.
Cachorros acima do peso têm mais predisposição a desenvolver a displasia. A doença é mais comum em machos do que em fêmeas e ocorre com mais freqüência em cachorros que crescem muito rapidamente.
A doença também pode ser transmitida de pais para filhos caso ambos os pais apresentem o problema. A doença possui assim uma causa genética.

Sintomas da displasia coxofemoral em cachorros

Geralmente, os primeiros sintomas aparecem quando o cachorro está na fase de crescimento, entre os 3 e 12 meses. Porém os sintomas também podem surgir pela primeira vez quando o cachorro já está na fase adulta, apesar disso ser menos comum.

Os principais sintomas são:

  • O cachorro está mancando
  • O cão anda de forma estranha
  • O cachorro está com dificuldade para se levantar
  • O cão sente dor ao se exercitar ou levantar
  • Dificuldade de pular
  • Dificuldade de subir escadas
  • Dor ao andar, principalmente em solos escorregadios

Como diagnosticar a displasia coxofemoral em cachorros?

O diagnóstico da displasia coxofemoral canina deve ser feito pelo veterinário. Geralmente, seu veterinário irá examinar seu cachorro e observar se ele apresenta algum sintoma da doença.
O veterinário pode realizar exames de raios-x para identificar a existência da doença e seu grau de intensidade. É comum ter de anestesiar o cachorro para realizar um exame de diagnóstico da displasia, pois o animal pode sentir dor durante o exame.

Como tratar a displasia coxofemoral em cães?

Para tratar a displasia coxofemoral, existem tratamentos por medicamentos, por fisioterapias e cirurgias.

Peso ideal e exercícios

Estar acima do peso ideal pode piorar as condições da displasia coxofemoral. O tratamento médico pode envolver redução de peso (caso o cachorro esteja acima do peso). Mas não reduza a comida do cachorro somente por que você acha que ele pode estar com displasia, verifique antes com o veterinário qual a melhor atitude a ser tomada.
Reduzir alimentos pode gerar má nutrição e a falta de nutrientes geralmente está associada com aumento da doença.
Exercícios moderados também são recomendados, pois eles mantêm a musculatura da área atingida tonificada. Peça ao seu veterinário para que ele lhe passe um programa adequado de exercícios para seu cão.
Recomenda-se fazer exercícios regularmente, sem excessos. Deve-se, porém checar com o veterinário quais exercícios devem ser feitos, em alguns casos é bom fazer um aquecimento dos músculos do cachorro antes de iniciar o exercício.

Fisioterapias

A massagem e a fisioterapia no cachorro podem ajudar a aliviar as dores causadas pela displasia coxofemoral canina. Peça ao seu veterinário para lhe ensinar a aplicar a massagem. Você também pode procurar um massagista especializado em cães (sim eles existem!).
Outra dica geralmente recomendada é a natação, pois ela exercita o músculo sem causar tanto impacto na região atingida pela doença. Deve-se, porém verificar com o veterinário, se a natação é apropriada para seu cão.
Você também pode tornar o deslocamento de seu cão menos doloroso. Cachorros com displasia sentem mais dor e dificuldade de locomoção em terrenos escorregadios. Procure evitar deixar o cachorro em solo muito escorregadios. Outra dica é reduzir a necessidade de seu cachorro ter de passar por escadas que lhe causam mais dor. Para isso coloque rampas para ajudar o cão a transpor escadas ou locais muito altos, como na hora de descer do carro.

Medicamentos

Há também a o tratamento por medicamentos que geralmente são antiinflamatórios. Também podem ser ministrados suplementos alimentares que auxiliem na redução dos sintomas da displasia coxofemoral. Mas lembre-se de nunca automedicar seu cachorro, procure sempre a ajuda de um veterinário de confiança.

Cirurgia

Em certos casos mais graves a doença pode ser tratada com cirurgia. Existem vários tipos de cirurgia que podem ser aplicadas para o tratamento da displasia coxofemoral. Somente seu veterinário poderá dizer se realmente é o caso de tratar a doença com uma cirurgia.

ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL NORMAL EM UM CÃO

ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL DISPLÁSICA