Cabeçario animais

Cabeçario animais

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SAIBA QUAIS VACINAS SÃO INDISPENSÁVEIS PARA CÃES E GATOS

Quem tem bicho de estimação sabe da importância de vaciná-los para evitar problemas com a saúde do animal e, também, do próprio dono, pois algumas doenças que atingem os pets são transmissíveis aos seres humanos.

Nenhum filhote deve ir à rua ou ter contato com outros animais se não estiver vacinado. A diretora e professora do Hospital Clínico Hovet, Thais Fernanda da S. Machado, explica como devem ser aplicadas as vacinas.

- Os cachorros e os gatos começam a ser vacinados com seis semanas de vida. O intervalo entre as doses é de 30 dias, quando ainda filhotes.

No entanto, se seu pet estiver debilitado não deve tomar vacinas. Antes, ele precisa se recuperar. Thais afirma que as vacinas são de responsabilidade do médico veterinário e não podem ser aplicadas por outras pessoas.

- Somente o veterinário está preparado para examinar o animal e saber se ele está livre de qualquer enfermidade que possa prejudicar a imunização.

Os dias exatos de vacinação podem variar de acordo com a marca da medicação. Abaixo, veja a tabela de vacinação para cães e gatos com as vacinas mais comuns nos consultórios veterinários do Brasil: