Traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida popularmente como "gripe canina" ou "tosse dos canis" é uma doença aguda e altamente contagiosa entre os cães, que tem maior risco de infecção durante o inverno.
Principalmente durante o inverno o clima frio e seco favorecem o aparecimento da gripe canina, facilmente transmissível por meio da tosse e/ou espirro, assim como no ser humano.
O seu principal sintoma é a tosse seca e repetida que piora com o esforço físico e agitação, parecendo que o animalzinho esta engasgado, as vezes chegando até a vomitar uma espuma esbranquiçada. Outros sintomas como secreção nasal, falta de apetite e febre podem ser vistos nos casos mais graves, podendo evoluir para pneumonia ou bronquite.
Independente da faixa etária animais sadios após contato com cães doentes ou por inalação do agente no ar desenvolvem os sintomas e servem como fonte de infecção para outros caes.
Para sua prevençao a forma mais eficaz é a vacinação, com vacinas específicas no mercado (Bronchi-shield, Pneumodog ou Bronchiguard), que devem ser aplicadas exclusivamente pelo médico veterinário, pois somente ele pode avaliar se o seu animalzinho encontra-se sadio e portanto apto a receber a vacina.
A vacinaçao contra gripe deve ser feita anualmente, além disso outros cuidados devem ser tomados durante o inverno para evitar a contaminação como : evitar friagem, evitar aglomerações de caes e ainda isolar os animais doentes.
Os cães que apresentarem sintomas clínicos da doença devem ser levados ao médico veterinário de confiança para que o mesmo seja avaliado e escolhida a melhor forma de tratamento.
Portanto, a melhor forma de proteger é a vacinaçao, e eu asseguro a vocês que o custo da vacinação é muito menor quando comparado ao tratamento de um cão infectado, além de estarmos evitando que seu animalzinho de estimação sofra desse mau, assim : é muito mais fácil prevenir do que tratar!!!!
Então vamos vacinar !!!!
Dra M. Fernanda B.C. Parra - CRMV 14578