Cabeçario animais

Cabeçario animais

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SOBRE O PANDA

Saiba mais sobre o panda, um bicho comilão e dorminhoco:

Que susto! O contorno preto faz com que os olhos pareçam maiores e torna seu olhar ameaçador para inimigos.
Muito atento - Os olhos têm uma camada especial que permite enxergar bem até no escuro.
Farejando o perigo - O faro apurado ajuda a perceber a presença de outros animais.
Nhac! Os dentes e as mandíbulas são fortes para mastigar bambus com facilidade.
Que força! As patas dianteiras têm cinco dedos e uma ferramenta extra: do pulso sai um osso pontudo, útil para segurar bambus.
Preto e branco - Ninguém sabe explicar por que os pandas têm essas cores. Talvez elas ajudem na camuflagem em pontos claros e escurosda floresta.
Subindo! A patas traseiras são curtas e bem fortes. Servem para tomar impulso e subir nas árvores.
Cobertor natural - Os pêlos duros e grossos protegem do frio intenso na floresta.

VOCÊ SABIA QUE... O nome panda significa algo como comedor de bambu?
Pesquisadores acharam na China fósseis do ancestral mais antigo do panda? É um urso que viveu há 2 milhões de anos, se alimentava de bambu e tinha só 90 centímetros de altura.
Na China, existe uma outra espécie de mamífero chamada de panda-vermelho, que não pertence à mesma família dos pandas?

Pequenos e frágeis - As fêmeas têm até dois bebês de cada vez. Eles nascem com apenas 10 centímetros, pesam menos que uma maçã e quase não têm pelos. A mãe os carrega na boca com todo o cuidado. Eles brincam bastante e aos poucos aprendem a subir em árvores. Após um ano, estão prontos para viver sozinhos.

Refeição longa - Ele sai em busca de comida ao anoitecer e passa mais de 12 horas devorando folhas e brotos de bambu. O alimento não é tão nutritivo e por isso pandas comem muito. Às vezes, caçam insetos e roedores.

Que preguiça!
O panda dorme o dia todo entre os galhos. Apesar de ser grande e gorducho, escala árvores com facilidade, é capaz de correr e até de nadar

Show de talentos - Eles só procuram companhia na época do namoro. Para chamar a atenção, os machos se exibem, dão cambalhotas, rolam e emitem sons parecidos com os das ovelhas. Se dois machos disputam uma fêmea, abaixam a cabeça, mostrando só os olhos e as orelhas, na tentativa de assustar os adversários

Em risco Antigamente, quando faltava bambu na floresta, os pandas se mudavam. Agora, grandes áreas verdes desapareceram e os animais têm dificuldade para encontrar comida e estão em risco de extinção. Calcula-se que hoje existam apenas 1.600 pandas em liberdade e outros 200 em cativeiro. Para evitar que a espécie desapareça, os cientistas tentam incentivar a procriação fora da natureza.

FICHA DO BICHO: Peso: até 150 quilos.
Tamanho: até 1,80 metro de altura.
Gestação: em média, 135 dias.
Alimentação: folhas, caules e brotos de bambu, insetos e pequenos mamíferos.
Tempo de vida: cerca de 20 anos.
Onde vive: nas montanhas da China

Informações tiradas do site: http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/bichos/conteudo_planetinha_420795.shtml

POMBO-CORREIO SE ORIENTA PELO CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA, DIZ ESTUDO

Agência Lusa , em Paris (França)

Os pombos-correios se orientam graças ao campo magnético da Terra e não ao seu olfato, indica estudo publicado pela revista "Nature", que chama atenção para a existência de magnetita no bico das aves.
Segundo a pesquisa, esse "ímã natural" permite aos pombos ter uma percepção magnética dos percursos e cobrir grandes distâncias sem se perderem, regressando depois ao ponto de partida.
Mas esta explicação magnética das aptidões dos pombos-correios é contestada por alguns especialistas que atribuem a orientação destes pássaros a certos odores que vão encontrando na atmosfera.
Campo magnético:  No seu trabalho de pesquisa, a equipe do professor Cordula Mora, da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, conseguiu provar que os pombos são sensíveis às perturbações do campo magnético da Terra.
Numa experiência, os pombos-correios foram colocados num túnel de madeira com uma bobina elétrica móvel em sua parede externa. Os pássaros se dirigiam para uma das saídas do túnel se o campo magnético era perturbado, e para o outro no caso contrário.
Quando os pesquisadores colocavam um ímã em seus bicos, a capacidade para seguir as instruções da bobina ficava enfraquecida. O mesmo efeito foi observado quando o bico as aves era anestesiado.
Segundo os especialistas, o experimento demonstrou que os pombos realmente se orientam pelo campo magnético. Além disso, a capacidade de orientação dos pássaros diminui quando se corta um nervo que fornece informações visuais ao cérebro, mas não com o corte do nervo olfativo, o que prova, segundo eles, que não dependem de odores para regressar ao seu ponto de partida.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12682.shtml

OS 5 ANIMAIS MAIS INTELIGENTES DO PLANETA

Inteligência
Dizem que, nós, seres humanos, somos os mais inteligentes do reino animal – se bem que, levando em consideração as intermináveis guerras, os danos causados ao planeta e a violência de modo geral, essa afirmação possa ser bastante questionada. Mas, além de nós, os chimpanzés, gorilas, orangotangos e outros primatas têm também cérebros já bastante sofisticados e praticam ações que demonstram um grau de inteligência bastante elevado. E fora os primatas, outras espécies parecem ser também bastante desenvolvidas. A lista é surpreendente:

1. O porco
Provavelmente você está surpreso, mas é isto mesmo: entre os animais domesticados pelo homem, o porco é o mais inteligente do planeta. Por incrível que pareça, as pesquisas comprovam que as habilidades do porco chegam a superar as dos cachorros e gatos. Eles entendem como funciona um espelho, por exemplo. Numa experiência realizada há alguns anos, alguns porcos foram treinados para movimentar um cursor com os focinhos, numa tela de vídeo, e a diferençar imagens que já tinham visto, de outras que estavam vendo pela primeira vez. Eles foram mais bem sucedidos do que chimpanzés.

2. O polvo
Você se lembra daquele polvo, o “Paul”, do Aquário Marinho (Sea Life Centre) de Oberhausen, na Alemanha? Aquele que fez sucesso durante a Copa do Mundo, na África do Sul, acertando muitos resultados de jogos? Pois bem, está provado que, da mesma forma que os porcos são os animais mais espertos entre as espécies domesticadas, os polvos são os mais inteligentes entre os invertebrados. Testes com labirintos e resolução de problemas provaram que esses octópodes possuem memórias de fatos recentes e remotos. Eles conseguem abrir frascos, apertar parafusos e até pegar um sanduíche dentro de uma cesta. São os únicos invertebrados que são capazes de usar ferramentas. Alguns foram vistos pegando cascas de coco e transformando-as em abrigos.
3. O corvo
“Nevermore!” (“Nunca mais!”) dizia essa ave, no poema “The Raven” (“O Corvo”), de Edgar Allan Pöe. Sim, o corvo é capaz de imitar o som de algumas palavras, como o papagaio. Em diversas lendas, o corvo aparece como um trapaceiro ou portador de maus presságios, mas, na realidade, eles são bastante inteligentes. Como os polvos, eles são capazes de usar ferramentas simples, armazenar alimentos para o inverno e memorizar experiências para uso em circunstâncias futuras. Um deles foi observado usando a folha dura de uma árvore, como se fosse uma faca, para fazer nozes caírem numa rua movimentada e serem esmagadas pelas rodas dos automóveis, para que eles pudessem comer as sementes. Notável, não? Eles também podem reconhecer pessoas e lembrar-se dos seus rostos durante anos.
4. Os golfinhos
Estes, com toda certeza, são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal. Parece até que eles têm uma linguagem própria e, através dela, se comunicam entre si. Cientistas fizeram diversas tentativas para decifrar essa linguagem, mas, até agora, não obtiveram sucesso. Quem já viu esses cetáceos se exibindo em aquários, sabe que eles são capazes de obedecer a inúmeros comandos dos seus treinadores. Há alguns anos, pescadores viram golfinhos arrancando pedaços de esponjas do mar e envolvendo seus narizes com eles, para evitar escoriações.
5. Os elefantes
Esses paquidermes extremamente inteligentes vivem em sociedades complexas, nas quais prevalece uma hierarquia e demonstram solidariedade com outros animais. As fêmeas, quando grávidas, reconhecem e comem certo tipo de erva que induz o parto. Usam ferramentas para diversas finalidades. Certa vez, um grupo de elefantes foi visto atirando pedras com as trombas em cercas eletrificadas para cortar a corrente. Por ocasião da morte de um membro do grupo, seguem rigorosos e complicados rituais fúnebres e costumam visitar os túmulos dos falecidos.
Inteligência & Instrução
Entre nós, humanos, é preciso fazer uma distinção entre a verdadeira inteligência e o simples raciocínio (instrução, memória, cultura ou erudição). Existem intelectuais estúpidos e analfabetos geniais e a recíproca é verdadeira. Inteligência é uma questão de sensibilidade de espírito e isso não se aprende na escola.

Saiba outras curiosisades acessando o site: http://www.vocesabia.net/

COMO É A VISÃO DE UM CACHORRO?

Uma dúvida comum é se o cão enxerga em cores ou em preto-e-branco e a verdade é que eles têm a capacidade de enxergar cores, mas não da mesma maneira que nós. Para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não têm diferença nenhuma. É uma espécie de daltonismo para estas cores. Mas o cão consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde.
Muitos estudiosos crêem que o cão enxerga um tom de amarelo quando olha para as cores vermelho, verde e amarela, e seria exatamente por isso que ele não conseguiria diferenciá-la.
Em resumo, os cães enxergam cores, mas com menos matizes e menos precisão que nós, que conseguimos diferenciar cerca de 10 milhões de cores e combinações diferentes
Por outro lado, eles tem a capacidade de perceber tantos tons de cinza que é quase impossível testar completamente este talento, em função de nossas próprias limitações.
A explicação mais aceita para este fenômeno é que os canídeos antigos, antepassados de nossos cães, eram caçadores noturnos e a diferenciação dos tons de cinza era muito mais importante que a visão das cores.
E como todos os predadores, os cães identificam rapidamente objetos em movimento. Isso era fundamental para seu bom desempenho na caça. Ainda hoje existem numerosas raças que “caçam com a visão”, como os galgos, whippets e quase todos os lebréis. Este é um fator dos mais desenvolvidos na visão canina, podendo, em campo aberto, distinguir objetos do tamanho de um gato em movimento a quase 1.000 m. Por outro lado podem demorar a enxergar um objeto parado que você tenta mostrar a 1 metro de distância.
Por isso é mais fácil chamar a atenção de seu amigo com movimentos e sinais.
Portanto podemos afirmar que os cães não enxergam melhor ou pior que nós, apenas o fazem de uma forma diferente.

Saiba outras curiosidades acessando o site: http://www.vocesabia.net/